Login

Esqueceu sua senha?

Bolo de Abacaxi, baunilha e Rum

3 1 votos
1 votos
Enviado por
Tempo de Preparo
Rendimento

Ingredientes

  • Para o bolo: 1/2 xícara de manteiga em temperatura ambiente 1 xícara de açúcar refinado 3 ovos (as claras batidas em neve)
  • 1 xícara de amido de milho 1 xícara de farinha de trigo 1 colher (sopa rasa) de essência de baunilha 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • 1 xícara de leite.
  • Ingredientes para forrar a forma.
  • 1 lata grande de abacaxi em calda (escorrido e guardado o caldo) 100 grs de ameixas pretas sem caroço 1 colher de margarina (para untar a forma)
  • 4 colheres de açúcar cristal (polvilhar o fundo da forma depois de untada) 1 forma redonda de teflon com 24 ou 25 cm de diâmetro (sem furo no meio).
  • Calda de brilho :
  • 1/2 xícara da calda do doce de abacaxi 1 colher (chá) de Rum ou a essência 1 colher (sopa rasa) de amido de milho.

Modo de Preparo

1
1
Antes de começar, prepare a forma: Passe bastante margarina em todo interior da forma. Polvilhe o açúcar cristal no fundo e coloque as fatias redondas e inteiras de abacaxi. Preencha os vazios com ameixas (elas devem ficar meio que imprensadas no abacaxi para não se soltarem). Reserve a forma já pronta para receber o bolo. Começando o bolo: Bata as claras em neve firme e reserve. Coloque a manteiga e o açúcar na tigela da batedeira de bolos e bata até virar uma massa fofa (uns 3 a 4 minutos). Junte as gemas e bata mais uns 2 minutos até clarear bem. Misture alternadamente a essa massa (já com a batedeira desligada) o leite misturado com a baunilha e o trigo misturado com o amido e fermento. Mexer com uma espátula delicadamente para incorporar bem as massas. Deixe o bolo nesse momento e ligue o forno a 190°C e deixe ligado para o pré aquecimento. Volte ao bolo: Junte as claras batidas em neve e mexa delicadamente para misturar bem. Despeje na forma já preparada e tombe-a para os lados para que a massa espalhar bem. Leve ao forno para assar. O meu bolo ficou pronto com 45 minutos. Depois de 40 minutos de forno, enfie um palito no meio do bolo e se sair limpo, está assado. Assando, vire o bolo ainda quente (o abacaxí fica para cima) em uma vasilha que vá à mesa e cubra com a calda de brilho Fazendo a calda de brilho para jogar em fio sobre o bolo pronto; Coloque a calda do abacaxi , o amido e a essência de Rum numa leiteira e mexa bem até dissolver o amido. Ligue o fogo e mexendo sempre, deixe ferver e virar um mingau bem ralo. Esse mingau deve ser espalhado sobre toda a superfície do bolo.

Deixe seu comentário

Nenhum comentário

Faça seu para enviar comentários.