Login

Esqueceu sua senha?

Cuca de creme e morangos

0 votos
0 votos
Enviado por
Tempo de Preparo
Rendimento

Ingredientes

  • Ingredientes da massa: 3 xícaras de farinha de trigo 1 colher (café) rasa, de sal 1/2 xícara de açúcar cristal 1/2 xícara de manteiga derretida 1 ovo inteiro
  • 150 ml de água morna 1 pitada de noz moscada ralada na hora 1 colher (sopa) de fermento biológico granulado.
  • Recheio cremoso: 250 ml de leite de vaca 2 colheres (sopa) de açúcar 2 colheres (sopa) de amido de milho 1 gema passada na peneira 1 colher (café) de essência de baunilha.
  • Cobertura de frutas: 300 a 350 grs de frutas a gosto, usei morangos cortados ao meio 3 colheres de açúcar cristal.
  • Farofa para cobrir as frutas: 1/2 xícara de farinha de trigo 1/2 xícara de açúcar cristal 2 colheres de manteiga raspas de 1 limão (usei o siciliano), 1 colher (café) de canela em pó.
  • Outros, que usei: 1 forma redonda de 27 cm de diâmetro e manteiga e trigo para untar e enfarinhar.

Modo de Preparo

1
1
Fazer a massa antes para fermentar 1 hora. Massa: Misturar bem os ingredientes. Se grudar um pouco nas mãos, passe manteiga nelas e continue sovando a massa, mas não acrescente mais trigo. É macia e parecida com massa de brioche? Depois de bem batida, coloque em vasilha coberta e abrigada do vento e deixe crescer durante uma (1) hora. Enquanto a massa cresce, prepare o creme: Misturar bem o leite de vaca com a gema passada na peneira, o açúcar, a essência de baunilha e o amido. Levar ao fogo, em panela e fazer um mingau com esses ingredientes. Reservar. Frutas: Limpar, cortar e misturar com o açúcar cristal. Reservar. Obs: Usei morangos, mas pode ser outra fruta, a seu gosto: ameixas, bananas, maçãs, etc? Farofa: Misture o trigo, manteiga, raspas de limão, canela, manteiga e açúcar. Misture apenas o suficiente, deixando bem grosseira? Montagem da Cuca: Antes de começar a montagem, ligue o forno a 190º C (temperatura média) e deixe ligado. Abrir a massa sobre uma placa de silicone ou sobre plástico de alimento e forrar a forma, deixando uma beirada como se fosse para quiche ou empadão. Isso é para conter os recheios e a farofa. Sobre a massa, espalhe o creme já frio. Sobre o creme, espalhe a fruta com o açúcar e eventual caldo que se formou. Sobre a fruta, espalhe de maneira uniforme, a farofa doce. Assar por, aproximadamente, 50 minutos. Desligar o forno e ligar o grill por 5 minutos ou até corar por cima. Servir morna com leite, café, chá ou suco, a gosto.

Deixe seu comentário

Nenhum comentário

Faça seu para enviar comentários.